SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Los significados de una Unidad de Acogida de transitoria para los consumidores de drogasCaracterísticas clínicas de consumidores de drogas internados en unidad de terapia intensiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SILVA, Daniela Prado Rocha  y  ROCHA, Marina Monzani da. Uso de substâncias em adultos em situação de rua e associação com mindfulness. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 25-33. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.154623.

OBJETIVO: analisar a relação entre o nível de atenção plena e o uso problemático de álcool e drogas em pessoas em situação de rua. MÉTODO: foi realizado um estudo de corte transversal com 40 usuários de um serviço de convivência de adultos em situação de rua ou de abrigamento. Eles foram entrevistados utilizando-se as escalas MAAS (Mindful Attention Awareness Scale ou Escala de Consciência e Atenção Mindfulness, em português), CAGE (acrônimo referente às suas quatro perguntas em inglês: Cut down, Annoyde by criticims, Guilty e Eye-opener) e AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), além de um questionário sociodemográfico. RESULTADOS: evidenciam alta prevalência de abuso de substâncias nessa amostra e mostraram correlação negativa entre o uso problemático de álcool e drogas e o nível de atenção plena, o que indica que baixos níveis de mindfulness podem ser um fator de risco para a população adicta. CONCLUSÃO: o uso de meditação em intervenções com essa população é sugerido.

Palabras clave : Álcool; Drogas; Mindfulness; Pessoas em Situação de Rua.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License