SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Uso de sustancias en adultos en situación de calle y asociación con mindfulnessTrastornos del humor, síntomas y tratamiento en la perspectiva de los familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PEREIRA, Gabriela Botelho; SILVEIRA, Karine Langmantel; BORGES, Carla Luciane dos Santos  y  OLIVEIRA, Michele Mandagará de. Características clínicas de usuários abusivos de substâncias psicoativas internados em Unidade de Terapia Intensiva. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 34-41. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.158506.

OBJETIVO: descrever as causas de internação e comorbidades de pacientes com diagnóstico de abuso/dependência de substâncias psicoativas internados em Unidade de Terapia Intensiva. MÉTODO: estudo retrospectivo, descritivo-exploratório, transversal e quantitativo. RESULTADOS: pesquisaram-se 865 prontuários entre 2012 e 2015, e a prevalência de uso de substâncias foi de 51,9%. Destes, 22% são usuários de álcool e 48,7%, de tabaco. Entre os usuários com dependência diagnosticada, as principais causas de internação encontradas foram doença pulmonar obstrutiva crônica (100%) e hemorragia digestiva (84%), e a maioria dos pacientes apresentou mais do que uma comorbidade simultaneamente. CONCLUSÃO: os resultados apontaram inúmeras causas de internação e comorbidades que demonstraram o comprometimento físico e psíquico que pode estar relacionado ao consumo excessivo de substâncias psicoativas.

Palabras clave : Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Usuários de Drogas; Unidades de Terapia Intensiva; Comorbidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License