SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Mood disorders, symptoms and treatment in the family's perspectiveHarm reduction policy and caring for the homeless author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

DIAS, Bárbara Jéssica de Melo Cezar et al. Cuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 49-56. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153900.

OBJETIVO: apresentar o olhar de duas acadêmicas do último ano do curso de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior sobre um serviço da atenção primária em saúde em relação ao cuidado em rede à pessoa em sofrimento mental. MÉTODO: estudo descritivo do tipo relato de experiência apresentado por meio de narrativa, que foi construída a partir do registro em diários de campo. RESULTADOS: observa-se a não articulação entre teoria e prática no atendimento em rede à pessoa em sofrimento mental; considera-se a necessidade de observar o cenário de prática articulado à realidade onde o serviço está inserido, apontando-se a necessidade de avaliação da formação do futuro enfermeiro nesse sentido. CONCLUSÃO: o ponto de vista do aluno contribui para pensar a prática docente no ensino da saúde mental enquanto componente que perpassa a saúde global.

Keywords : Saúde Mental; Atenção Primária em Saúde; Enfermagem; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License