SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Trastornos del humor, síntomas y tratamiento en la perspectiva de los familiaresPolítica de reducción de daños y cuidado de las personas sin hogar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

DIAS, Bárbara Jéssica de Melo Cezar et al. Cuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 49-56. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.153900.

OBJETIVO: apresentar o olhar de duas acadêmicas do último ano do curso de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior sobre um serviço da atenção primária em saúde em relação ao cuidado em rede à pessoa em sofrimento mental. MÉTODO: estudo descritivo do tipo relato de experiência apresentado por meio de narrativa, que foi construída a partir do registro em diários de campo. RESULTADOS: observa-se a não articulação entre teoria e prática no atendimento em rede à pessoa em sofrimento mental; considera-se a necessidade de observar o cenário de prática articulado à realidade onde o serviço está inserido, apontando-se a necessidade de avaliação da formação do futuro enfermeiro nesse sentido. CONCLUSÃO: o ponto de vista do aluno contribui para pensar a prática docente no ensino da saúde mental enquanto componente que perpassa a saúde global.

Palabras clave : Saúde Mental; Atenção Primária em Saúde; Enfermagem; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License