SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Cuidado em saúde mental e atenção primária em saúde como campo formador para a enfermagemGestantes em uso de substâncias psicoativas atendidas por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

VIANA, Lorenna Saraiva et al. Política de redução de danos e o cuidado à pessoa em situação de rua. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 57-65. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.157479.

OBJETIVO: descrever as oficinas realizadas com os profissionais envolvidos no cuidado à pessoa em situação de rua sobre a Política de Redução de Danos, tendo como referencial o Arco de Maguerez. MÉTODO: pesquisa intervenção desenvolvida com doze profissionais do Centro de Referência Especializada à pessoa em situação de rua e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, tendo como referencial o Arco de Maguerez. RESULTADOS: surgiram desafios relacionados ao estigma; fortalecimento da autonomia e fragilidades na articulação intersetorial. Citou-se também a parceria com o serviço especializado, Residência e Liga Interdisciplinar em Saúde Mental. Realizaram-se também momentos teórico-reflexivos e construção de um fluxo de cuidado. CONCLUSÃO: compreende-se a importância de atividades de consciência crítica com os profissionais no intuito de aperfeiçoar o cuidado no âmbito da Redução de Danos.

Palavras-chave : Educação; Redução de Danos; Cuidado; Pessoas em Situação de Rua.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License