SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Política de reducción de daños y cuidado de las personas sin hogarLa primera vez no se olvida: conociendo las drogas que consumen los estudiantes de secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PETERS, Angela Aparecida et al. Gestantes em uso de substâncias psicoativas atendidas por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 66-74. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.166357.

OBJETIVO: discorrer sobre o pré-natal realizado por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde a gestantes usuárias de substâncias psicoativas. MÉTODO: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em seis Unidades de Atenção Primária à Saúde em um município de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com nove enfermeiros que realizavam consultas de pré-natal. A técnica de análise do conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. RESULTADOS: dificuldades com a adesão das gestantes ao pré-natal e sua participação em grupos educativos. Os enfermeiros também identificaram as substâncias psicoativas mais utilizadas pelas gestantes e relataram abordar os malefícios do uso das substâncias, a fim de estimularem a decisão pela reduçÃO. CONCLUSÃO: o interesse das gestantes pelo tratamento foi pequeno e resultou na baixa adesão aos programas oferecidos na Atenção Primária, o que se revelou um problema de saúde pública, que requer práticas reorientadas de atenção a esta clientela.

Palabras clave : Gestantes; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Drogas Ilícitas; Assistência de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License