SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Embarazadas que usan sustancias psicoactivas atendidas por enfermeros en la Atención Primaria a la SaludEstudio de las propiedades psicométricas del do Addiction Severity Index (ASI): revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

OLIVEIRA, Eliany Nazaré et al. A primeira vez a gente não esquece: conhecendo as drogas experimentadas por estudantes do ensino médio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 75-82. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165488.

OBJETIVO: investigar a prevalência do consumo de drogas em escolas de ensino médio de um município referência do estado do Ceará. MÉTODO: estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2019 com 562 estudantes. Para tanto, utilizou-se o questionário para triagem do uso de álcool, tabaco e outras substâncias. Na análise, realizou-se estatística analítica por meio do teste de qui-quadrado. RESULTADOS: em relação as substâncias já experimentadas pelos estudantes, o álcool aparece em maior proporção. Além do álcool, os estudantes também já experimentaram outras substâncias psicoativas, em que maconha, tabaco e hipnóticos ou sedativos tiveram destaque entre as já experimentadas. Em relação aos parâmetros, para todas as substâncias, houve uma proporção variando entre (1,5% a 23,2%) de estudantes necessitando de intervenção breve. CONCLUSÃO: estes resultados apresentados contribuem para uma melhor compreensão do fenômeno no que diz respeito às substâncias mais consumidas e padrões de uso nocivo ou dependência, para que possa planejar e implementar programas de prevenção primária e secundária no contexto escolar.

Palabras clave : Drogas; Instituições Acadêmicas; Adolescente; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License