SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2A primeira vez a gente não esquece: conhecendo as drogas experimentadas por estudantes do ensino médioRevisão sistemática qualitativa sobre avaliações de serviços em saúde mental na perspectiva dos usuários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FERNANDES, Lídia Reis; SARTES, Laisa Marcorela Andreoli  e  FERREIRA, Maira Leon. Estudo das propriedades psicométricas do Addiction Severity Index (ASI): revisão sistemática da literaturaStudy of psychometric properties of do Addiction Severity Index (ASI): systematic literature review. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 83-93. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.159845.

OBJETIVO: realizar uma revisão sistemática da literatura das propriedades psicométricas do ASI. MÉTODO: foram incluídos estudos indexados nas bases de dados Pubmed, PsycInfo, Scielo e Lilacs, que abordavam estudos de avaliação psicométrica da quinta e sexta versão do ASI. RESULTADOS: descritos em categorias classificadas quanto ao número de métodos de análises, mostram manuscritos de diversos países e em diferentes contextos que utilizaram métodos clássicos para as análises de validação e confiabilidade da quinta e da sexta versão do ASI. De uma maneira geral, ambas as versões apresentaram boas propriedades psicométricas, embora algumas áreas, como por exemplo, a área “familiar”, apresentaram algumas limitações quanto à confiabilidade e a consistência interna. A maioria dos estudos mostra uma correlação moderada entre os escores sumários do ASI e outros instrumentos, não sendo uniformemente alta. Entretanto as áreas “álcool” e “drogas” foram as que mais apresentaram altas correlações com outros instrumentos considerados medidas externas. As análises apoiaram a multidimensionalidade do ASI, porém, tiveram algumas exceções. CONCLUSÃO: apesar das limitações, o ASI é utilizado amplamente em todo o mundo, por profissionais de diferentes áreas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e psiquiatras. Tem auxiliado clínicos e pesquisadores, contribuindo para a elaboração de um plano terapêutico, determinando as prioridades clínicas, bem como o manejo dessas.

Palavras-chave : Validação; Confiabilidade; Escalas; Substâncias Psicotrópicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License