SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Effects of meditation associated with education in neurosciences of pain in adults with fibromyalgia: A randomized controlled trialMindfulness-based intervention for caregivers of older adults with dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

MARTINS, Patricia Silveira et al. Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 14-22. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507.

OBJETIVO: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na construção do design de outros cursos. MÉTODO: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde ("Mente Aberta"), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. RESULTADOS: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. CONCLUSÃO: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital.

Keywords : Mindfulness; Online; Semiótica Discursiva; Promoção da Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License