SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde onlineEfetividade de uma intervenção baseada em Mindfulness para redução de estresse e melhora da qualidade de vida em estudantes de enfermagem: Effects on stress and quality of life índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SANCHEZ, Marília Graciela de Almeida Prado et al. Intervenção baseada em Mindfulness para cuidadores de idosos com demência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 23-32. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.167674.

OBJETIVO: analisar os efeitos da Intervenção baseada em Mindfulness sobre sintomas depressivos, ansiosos e sobrecarga de cuidadores familiares de idosos com demência. MÉTODO: trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado com amostra (n=29) composta por Grupo Intervenção com Mindfulness (GIM) (n=11) e Grupo Controle ativo (GCa) (n=18). Para GIM foram oito encontros (um por semana) aplicando a meditação mindfulness, durante quatro meses, no domicílio, individualmente e para GCa foi realizada uma visita domiciliar com orientações acerca da doença. Foram comparadas as medidas dos sintomas de sobrecarga (Zarit) e sintomas de ansiedade e depressão entre os grupos e analisadas pelos testes t de student, teste de variância simples ANOVA e em seguida o post hoc Bonferroni (α <0,05). RESULTADOS: na análise dois a dois houve redução no nível médio da HAD após a intervenção com a prática de Mindfulness para o grupo intervenção (p=0,048). Ao se comparar todos os grupos entre si, houve diferença entre o grupo GIM pré intervenção e GCa pós intervenção (p=0,021). CONCLUSÃO: de forma geral, a intervenção apresentou melhora no instrumento HAD, destacando a importância da intervenção baseada em Mindfulness para cuidadores de idosos com demência para amenizar sintomas de ansiedade e depressão.

Palavras-chave : Cuidadores; Demência; Estresse Psicológico; Atenção Plena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License