SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Intervenção baseada em Mindfulness para cuidadores de idosos com demênciaEfeitos do Programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva et al. Efetividade de uma intervenção baseada em Mindfulness para redução de estresse e melhora da qualidade de vida em estudantes de enfermagem: Effects on stress and quality of life. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 33-43. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.152589.

OBJETIVO: avaliar a efetividade de uma intervenção para redução de estresse baseada em Mindfulness em aspectos relacionados à Qualidade de Vida, Atenção Plena e Estresse Percebido, em estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. MÉTODO: aplicados instrumentos de avaliação para a construção de uma linha basal e posteriormente a amostra foi submetida a um Programa de Redução de Estresse e aumento da Qualidade de Vida baseado em Mindfulness, formatado em encontros semanais por oito semanas. RESULTADOS: após a intervenção, houve diminuição do nível de Estresse Percebido, aumento do nível de Atenção Plena e melhora da Qualidade de Vida em âmbito psicológico. CONCLUSÃO: intervenções baseadas em Mindfulness se mostram efetivas e podem constituir um importante recurso para o gerenciamento do estresse e melhora na Qualidade de Vida dos estudantes.

Palavras-chave : Atenção Plena; Saúde Mental; Qualidade de Vida; Estresse; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License