SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Mindfulness-based intervention for nursing students:Mindfulness-Based Cognitive Therapy in individual clinical care for depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

AZEVEDO, Mariana Ladeira de  and  MENEZES, Carolina Baptista. Efeitos do Programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 44-54. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165513.

OBJETIVO: verificar os efeitos da participação no Programa Terapia Cognitiva Baseada em mindfulness sobre o estresse, a autoeficácia e mindfulness disposicional em alunos de graduação. MÉTODO: estudo quasi-experimental longitudinal em uma amostra de 13 estudantes. Foram analisadas as variáveis estresse percebido, autoeficácia geral percebida e mindfulness disposicional, mensuradas por instrumentos de autorrelato respondidos pelos participantes antes da primeira sessão e ao final da oitava sessão da intervenção. A intervenção teve duração de oito semanas. As análises utilizaram teste de Wilcoxon, correlação de Spearman e correlação parcial. RESULTADOS: comparando os escores ao início e ao final do programa, estresse percebido reduziu e houve aumento da autoeficácia geral percebida e de mindfulness. Correlações entre os desfechos indicaram que mais idade está relacionada com maior autoeficácia geral e mindfulness; redução do estresse está relacionada com aumento da autoeficácia geral e de mindfulness; e aumento da autoeficácia está relacionada com aumento de mindfulness. CONCLUSÃO: os dados indicam que o Programa Terapia Cognitiva Baseada em mindfulness pode ajudar a desenvolver habilidades de mindfulness, reduzir o estresse percebido e aumentar a autoeficácia geral percebida, possivelmente contribuindo para o manejo de situações desafiadoras no contexto acadêmico, durante a formação, e após, na atuação profissional.

Keywords : Atenção Plena; Terapia Cognitivo-Comportamental; Serviços de Saúde para Estudantes; Estresse Psicológico; Autoeficácia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License