SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Efetividade de uma intervenção baseada em Mindfulness para redução de estresse e melhora da qualidade de vida em estudantes de enfermagem: Effects on stress and quality of lifeTerapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

AZEVEDO, Mariana Ladeira de  e  MENEZES, Carolina Baptista. Efeitos do Programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 44-54. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165513.

OBJETIVO: verificar os efeitos da participação no Programa Terapia Cognitiva Baseada em mindfulness sobre o estresse, a autoeficácia e mindfulness disposicional em alunos de graduação. MÉTODO: estudo quasi-experimental longitudinal em uma amostra de 13 estudantes. Foram analisadas as variáveis estresse percebido, autoeficácia geral percebida e mindfulness disposicional, mensuradas por instrumentos de autorrelato respondidos pelos participantes antes da primeira sessão e ao final da oitava sessão da intervenção. A intervenção teve duração de oito semanas. As análises utilizaram teste de Wilcoxon, correlação de Spearman e correlação parcial. RESULTADOS: comparando os escores ao início e ao final do programa, estresse percebido reduziu e houve aumento da autoeficácia geral percebida e de mindfulness. Correlações entre os desfechos indicaram que mais idade está relacionada com maior autoeficácia geral e mindfulness; redução do estresse está relacionada com aumento da autoeficácia geral e de mindfulness; e aumento da autoeficácia está relacionada com aumento de mindfulness. CONCLUSÃO: os dados indicam que o Programa Terapia Cognitiva Baseada em mindfulness pode ajudar a desenvolver habilidades de mindfulness, reduzir o estresse percebido e aumentar a autoeficácia geral percebida, possivelmente contribuindo para o manejo de situações desafiadoras no contexto acadêmico, durante a formação, e após, na atuação profissional.

Palavras-chave : Atenção Plena; Terapia Cognitivo-Comportamental; Serviços de Saúde para Estudantes; Estresse Psicológico; Autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License