SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Efeitos do Programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitáriosIntervenção baseada em mindfulness reduz parâmetros de sensibilidade em mulheres com DTM dolorosa crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ALMEIDA, Nazaré de Oliveira; DEMARZO, Marcelo  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Terapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressão. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 55-63. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165509.

OBJETIVO: estudo de casos múltiplos teve objetivo de avaliar a aplicabilidade do protocolo de grupo de um programa de 8 semanas de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness adaptado para o atendimento clínico individual de pacientes com sintomas de depressão. MÉTODO: para o estudo de casos múltiplos, no qual 11 casos de pacientes com diagnóstico de depressão leve à moderada submetidos à intervenção adaptada desse protocolo foram avaliados nos resultados de medidas de depressão, ansiedade, estresse e mindfulness. RESULTADOS: indicaram redução significativa destes sintomas, bem como aumento de mindfulness na vida cotidiana. CONCLUSÃO: os benefícios da intervenção de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness podem se apresentar tanto no contexto de atendimento clínico grupal, bem como no individual. Neste estudo, Todos os participantes do estudo tiveram melhora significativa dos sintomas de depressão, bem como dos níveis de ansiedade e estresse, condizente com a os dados apresentados na literatura. É premente a necessidade de maior número de estudos desta natureza. Pesquisas futuras, especialmente as de natureza empírica, controlados e randomizados, consolidarão a validade externa dos resultados encontrados por estudos com a natureza como o deste.

Palavras-chave : Atenção Plena; Meditação; Depressão; Ansiedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License