SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Terapia cognitiva baseada em mindfulness no atendimento clínico individual de depressãoCriação do Centro Brasileiro de Mindful Eating: resgate da consciência e do amor ao comer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MELCHIOR, Melissa de Oliveira et al. Intervenção baseada em mindfulness reduz parâmetros de sensibilidade em mulheres com DTM dolorosa crônica. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 64-72. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.167701.

OBJETIVO: analisar parâmetros clínicos sugestivos de sensibilização central em mulheres com disfunção temporomandibular dolorosa crônica antes e após uma intervenção baseada em mindfulness. MÉTODO: onze mulheres com idade entre 27 e 44 anos (36,36 ± 5,61), com diagnóstico de disfunções temporomandibulares dolorosa crônica (Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders), participaram do estudo. A hiperalgesia, a alodinia e o limiar de dor à pressão foram avaliados em pontos trigeminais e extra-trigeminais antes e após a intervenção baseada em mindfulness, bem como a aplicação do questionário Mindful Attention Awareness Scale. O programa de mindfulness de 8 semanas foi oferecido às participantes do estudo, com base no protocolo Mindfulness Trainings International, em sessões semanais de 2 horas e uma sessão de 4 horas. RESULTADOS: houve redução significativa da alodinia, da hiperalgesia e aumento do limiar de dor à pressão, além de aumento significativo do nível de atenção plena (p < 0,05) enquanto marcador de efetividade da intervenção baseada em mindfulness oferecida. CONCLUSÃO: índices mais saudáveis nos parâmetros clínicos sugestivos de sensibilização central investigados após a intervenção, representam melhora significativa na relação da pessoa com quadro de enfermidade crônica geradora de experiências desagradáveis contínuas como a disfunções temporomandibulares.

Palavras-chave : Atenção Plena; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Dor Crônica; Hiperalgesia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License