SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Intervenção baseada em mindfulness reduz parâmetros de sensibilidade em mulheres com DTM dolorosa crônicaMindfulness e inteligencia emocional en la prevención de recaídas en personas en tratamiento: una revisión índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOUZA, Ana Paula Leme de et al. Criação do Centro Brasileiro de Mindful Eating: resgate da consciência e do amor ao comer. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 73-80. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.167597.

OBJETIVO: descrever a trajetória da criação do Centro Brasileiro de Mindful Eating e buscar compreender as motivações, os objetivos, os resultados já alcançados e as perspectivas e desafios para o futuro dessa organização. MÉTODO: estudo descritivo, exploratório com delineamento qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de consultas aos documentos disponíveis no site do Centro e relatos de profissionais envolvidos em sua idealização e criação. As informações reunidas foram organizadas em categorias temáticas para oferecer descrição consistente do referido Centro enquanto marco referencial para o movimento científico e profissional do comer consciente. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a criação do Centro compreendeu: Organização e estrutura: independência, descentralização e horizontalidade; Objetivos e motivações: amor, cuidado e ética; Desafios e perspectivas futuras: plantar, cuidar e colher. Tais categorias, exploradas em conjunto, revelaram a importância da criação do Centro ao colaborar, entre outras questões, para o estabelecimento do tema no Brasil. CONCLUSÃO: o Centro tem colaborado para o desenvolvimento profissional ético dessa área de conhecimento no Brasil, estabelecendo-se no sentido de organizar e oferecer referência para disseminação das referidas práticas. Estudos baseados nessa temática poderão contribuir para que o Mindful Eating se fortaleça enquanto importante recurso para a saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave : Atenção Plena; Comportamento Alimentar; Qualidade de Vida; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License