SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Mindfulness e inteligencia emocional en la prevención de recaídas en personas en tratamiento: una revisiónMindfulness no contexto dos transtornos mentais: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PEIXOTO, Liana Santos Alves  e  GONDIM, Sônia Maria Guedes. Mindfulness e regulação emocional: uma revisão sistemática de literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 88-104. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168328.

OBJETIVO: este estudo de revisão sistemática de literatura buscou analisar as relações entre mindfulness e regulação emocional. MÉTODO: foram consultadas diversas bases de dado nacionais e internacionais e selecionou-se para análise 60 artigos publicados no período de 2009 a 2019. RESULTADOS: Em termos conceituais, mindfulness é prevalentemente considerado como um traço, e menos como um estado ou habilidade. Os resultados dos estudos empíricos sugerem que mindfulness mostra-se associado ao uso de estratégias de regulação emocional adaptativas favorecendo o funcionamento psíquico saudável. Apontam-se também os limites e contribuições desta revisão. CONCLUSÃO: Há a necessidade de mais estudos que considerem o aspecto processual de mindfulness e que possibilitem capturar a vivência subjetiva da prática, tendo em visto a prevalência de estudos quantitativos que fizeram uso de escalas de autorrelato.

Palavras-chave : Atenção Plena; Revisão de Literatura; Emoções; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License