SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Mindfulness e regulação emocional: uma revisão sistemática de literaturaMindfulness, mindful eating e comer intuitivo na abordagem da obesidade e transtornos alimentares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PINHO, Paula Hayasi; CARNEVALLI, Lígia Maffei; SANTOS, Renata Oliveira  e  LACERDA, Luanna Carolyne Silva De. Mindfulness no contexto dos transtornos mentais: uma revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 105-117. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.166027.

OBJETIVO: analisar as evidências de como a prática das intervenções baseadas em mindfulness tem sido empregada terapeuticamente e quais os efeitos dessas intervenções em adultos e idosos acometidos por transtornos mentais. MÉTODO: revisão integrativa de artigos publicados entre 2008 a 2018, nas bases: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online e PubMed. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e da metodologia PRISMA foram selecionados 37 artigos a serem analisados. RESULTADOS: encontrou-se variabilidade nos métodos das intervenções baseadas em mindfulness, sendo Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) e, a Prevenção à Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP) as mais utilizadas. As práticas de intervenções baseadas no mindfulness apresentaram benefícios fisiológicos, melhora no bem-estar psicológico e emocional e mostraram-se ser moduladoras de interação social. Influências positivas foram observadas no gerenciamento do estresse, na redução do grau de ansiedade e sintomas de depressão e no desenvolvimento da atenção. Achados promissores foram encontrados sobre o uso dessas práticas em indivíduos com sintomas psicóticos. CONCLUSÃO: sugere-se que a prática de intervenções baseadas em mindfulness desenvolve habilidades que auxiliam no processo terapêutico de diversos transtornos mentais.

Palavras-chave : Atenção Plena; Terapêuticas; Transtornos Mentais; Saúde Mental; Adulto; Idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License