SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Intervenciones basadas en mindfulness para adultos y ancianos con trastornos mentales: una revisión integradora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BARBOSA, Marina Rodrigues; PENAFORTE, Fernanda Rodrigues de Oliveira  y  SILVA, Ana Flavia de Sousa. Mindfulness, mindful eating e comer intuitivo na abordagem da obesidade e transtornos alimentares. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.3, pp. 118-135. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165262.

OBJETIVO: realizar uma revisão integrativa da literatura acerca do papel das intervenções baseadas em mindfulness, mindful eating e comer intuitivo na abordagem do sobrepeso e obesidade e dos transtornos alimentares. MÉTODO: para esta revisão foram consultadas as bases PubMed, PePSIC, PsycINFO, LILACS, IBECS, SciELO e BVS-Psi, e incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos. Após o processo de análise dos estudos recuperados, 38 artigos compuseram o corpus final da revisão. RESULTADOS: os estudos demonstraram os benefícios das abordagens centradas no mindfulness, mindful eating e comer intuitivo no comportamento alimentar e nos aspectos emocionais e psicológicos dos indivíduos com excesso de peso e transtorno alimentar, reduzindo o comer emocional, comer guiado por fatores externos, e episódios de binge eating; bem como reduzindo os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Para a perda de peso, os resultados são menos consistentes, haja visto que diversos estudos não observaram diferença para este parâmetro. CONCLUSÕES: as intervenções centradas no mindfulness, mindful eating e comer intuitivo são promissoras para a abordagem do sobrepeso/obesidade e dos transtornos alimentares, especialmente no que tange ao comportamento alimentar e aos aspectos psicoemocionais.

Palabras clave : Atenção Plena; Comportamento Alimentar; Comer Intuitivo; Transtorno Alimentar; Terapia Cognitivo Comportamental; Intervenções Baseadas em Mindfulness.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License