SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Impacto da intervenção educacional sobre suicídio na percepção de enfermeiras e agentes comunitários de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MEIRA, Saulo Sacramento et al. Análise cognitiva das representações sociais de profissionais da emergência hospitalar sobre suicídio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 3-12. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.166424.

OBJETIVO: analisar os conteúdos constitutivos das representações sociais do suicídio dos profissionais de saúde do setor de pronto atendimento por meio de uma análise da rede cognitiva. MÉTODO: estudo baseado na Teoria das Representações Sociais realizado com 104 profissionais de pronto-socorro de um hospital na Bahia, Brasil. A técnica de associação livre de palavras foi realizada com o termo suicídio, gerando uma rede semântica analisada pelo modelo de redes cognitivas. RESULTADOS: a rede foi composta por 42 vértices (palavras evocadas pelos profissionais) e 273 arestas (conexões entre palavras), com um grau médio de 13. A estrutura representacional foi formada por quatro dimensões (biológica, afetivo-psicológica , social e religiosa) que explicavam a interface entre os termos primários (ie, núcleo central) de "desespero", "depressão", "doença", "tristeza", "morte", "ausência de Deus" e "fragilidade familiar" E os termos secundários (ie, periferia) "solidão","falta de amor", "fraqueza", "sofrimento emocional", "frustração", "conflito", "solução", "erro", "medo", "não aceitação", "ansiedade", "falta de controle" e "morte". CONCLUSÃO: apesar da presença de aspectos reducionistas, a estrutura representacional criada pelos profissionais de saúde do hospital investigado transmitiu o significado e a imagem do suicídio em suas multidimensões, favorecendo mudanças nas práticas para melhorar a compreensão do suicídio.

Palavras-chave : Suicídio; Emergência; Serviço de Emergência Hospitalar; Morte; Representações; AnCo-REDES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License