SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Análise cognitiva das representações sociais de profissionais da emergência hospitalar sobre suicídioFatores de risco para ideação suicida entre universitários atendidos por um serviço de assistência de saúde estudantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ROCHA, Francielle de Rezende; ALVARENGA, Marcia Regina Martins  e  GIACON-ARRUDA, Bianca Cristina Ciccone. Impacto da intervenção educacional sobre suicídio na percepção de enfermeiras e agentes comunitários de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 13-22. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168225.

OBJETIVO: analisar a percepção de enfermeiras e agentes comunitários de saúde em relação ao suicídio antes e após uma intervenção educativa. MÉTODO: estudo quase experimental, do tipo antes e depois, de abordagem qualitativa, baseado no referencial teórico da Transferência de Conhecimento. Participaram do estudo duas enfermeiras e dez agentes comunitários de saúde de uma unidade básica de saúde de Campo Grande, do estado de Mato Grosso do Sul. Foi utilizada a técnica de grupo focal, para a coleta de dados, antes e após a intervenção educativa. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Triangulação de Métodos. RESULTADOS: emergiram duas categorias da análise dos dados, "a percepção do suicídio nos seus diferentes aspectos", que traz percepções, compreensões e conceitos relacionados ao suicídio e "o contexto da assistência à saúde no comportamento suicida", que mostra como o suicídio é vivenciado pelos profissionais de saúde nos espaços de cuidado. CONCLUSÃO: a intervenção educativa favoreceu mudanças na percepção dos participantes referentes à identificação e abordagem do comportamento suicida, indicando a importância de ações dessa natureza para abordagens inerentes à prevenção do suicídio.

Palavras-chave : Suicídio; Estudo de Intervenção; Atenção Primária de Saúde; Tentativa de Suicídio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License