SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Suicide, depression and sexual and gender minorities: posts published on personal blogsAn attempted suicide from an adult's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

COSTA, Luiza Cesar Riani et al. Autolesão não suicida e contexto escolar: perspectivas de adolescentes e profissionais da educação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 39-48. ISSN 1806-6976.

OBJETIVO: compreender as relações entre o contexto escolar e a Autolesão Não Suicida (ALNS) na perspectiva de adolescentes que se autolesionaram e profissionais da educação. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 8 adolescentes e 15 profissionais de educação de uma escola de um municipio do interior de São Paulo. A coleta de dados com as adolescentes foi com entrevistas individuais utilizando o Desenho-Estória com Tema; com os profissionais foi o grupo focal, com uso de Diário de Campo. Os dados foram analisados pela Análise Temática; o referencial teórico foi a teoria psicanalítica winnicottiana. RESULTADOS: Emergiram os temas "O (não) lugar do sofrimento na escola" e "Ações para enfrentamento da ALNS na escola". Os dados demonstraram a existência de um ambiente pouco saudável ao desenvolvimento adolescente, sendo pouco acolhedor frente ao bullying e a ALNS. As ações realizadas pela escola, apesar de pouco legitimadas pelos profissionais, foram reportadas como suporte para enfrentamento da ALNS pelas adolescentes. CONCLUSÃO: O estudo traz importantes contribuições para o cuidado integral em saúde mental adolescente, visto que a intersetorialidade é inerente a tal aspecto. A interface saúde-escola ainda precisa de esforços para que se efetive na prática; tal estudo traz subsídios para este aprimoramento.

Keywords : Adolescente; Comportamento Autodestrutivo; Pesquisa Qualitativa; Pessoal de Educação; Psicanálise; Serviços de Saúde Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License