SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Suicídio e depressão na população LGBT: postagens publicadas em blogs pessoaisA experiência da tentativa de suicídio na perspectiva de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

COSTA, Luiza Cesar Riani et al. Autolesão não suicida e contexto escolar: perspectivas de adolescentes e profissionais da educação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 39-48. ISSN 1806-6976.

OBJETIVO: compreender as relações entre o contexto escolar e a Autolesão Não Suicida (ALNS) na perspectiva de adolescentes que se autolesionaram e profissionais da educação. MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 8 adolescentes e 15 profissionais de educação de uma escola de um municipio do interior de São Paulo. A coleta de dados com as adolescentes foi com entrevistas individuais utilizando o Desenho-Estória com Tema; com os profissionais foi o grupo focal, com uso de Diário de Campo. Os dados foram analisados pela Análise Temática; o referencial teórico foi a teoria psicanalítica winnicottiana. RESULTADOS: Emergiram os temas "O (não) lugar do sofrimento na escola" e "Ações para enfrentamento da ALNS na escola". Os dados demonstraram a existência de um ambiente pouco saudável ao desenvolvimento adolescente, sendo pouco acolhedor frente ao bullying e a ALNS. As ações realizadas pela escola, apesar de pouco legitimadas pelos profissionais, foram reportadas como suporte para enfrentamento da ALNS pelas adolescentes. CONCLUSÃO: O estudo traz importantes contribuições para o cuidado integral em saúde mental adolescente, visto que a intersetorialidade é inerente a tal aspecto. A interface saúde-escola ainda precisa de esforços para que se efetive na prática; tal estudo traz subsídios para este aprimoramento.

Palavras-chave : Adolescente; Comportamento Autodestrutivo; Pesquisa Qualitativa; Pessoal de Educação; Psicanálise; Serviços de Saúde Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License