SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4An attempted suicide from an adult's perspectiveEpidemiological profile of notifications of self-inflicted violence from 2010 to 2019 in a state in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

WEISER, Aline Voigt et al. Motivos e sentimentos que conectam o uso de crack à tentativa de suicídio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 58-64. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.163178.

OBJETIVO: conhecer os motivos e os sentimentos que influenciaram usuários de crack a tentar suicídio. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas. Participaram do estudo dez usuários. Realizaram-se entrevista semiestruturada e análise temática. RESULTADOS: a vulnerabilidade social, o primeiro contato com a droga e o tempo de utilização associados ao uso abusivo foram fatores que influenciaram os sintomas depressivos e a falta de motivação para viver e que serviram de gatilho para a tentativa de suicídio. CONCLUSÃO: as razões eleitas pelos participantes para terminar com a sua vida expõem, aos profissionais de saúde, a necessidade de qualificar a escuta e o atendimento de forma a acolher as demandas individuais e sociais das pessoas que utilizam crack.

Keywords : Cocaína Crack; Suicídio; Tentativa de Suicídio; Atenção à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License