SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Perfil epidemiológico das notificações de violência autoprovocada de 2010 a 2019 em um estado do sul do BrasilPrevalência de tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FELIPE, Adriana Olimpia Barbosa et al. Autolesão não suicida em adolescentes: terapia comunitária integrativa como estratégia de partilha e de enfrentamento. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 75-84. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.155736.

OBJETIVO: apreender por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) os fatores relacionados à autolesão não suicida em adolescentes e à contribuição da mesma para as estratégias de enfrentamento. MÉTODO: estudo qualitativo, conduzido com adolescentes que participaram das rodas de Terapia Comunitária Integrativa, as quais foram gravadas e registradas em diário de campo. Utilizou-se análise temática e fundamentou-se no Modelo de Habilidades de Vida. RESULTADOS: a autolesão emergiu em seis rodas, como tema ou envolto a outro sofrimento vivenciado pelas adolescentes mulheres. Foram evidenciadas as categorias "Adolescência e autolesão não suicida: alívio da angustia", "Roda de Terapia Comunitária Integrativa: espaço terapêutico" e suas subcategorias. CONCLUSÕES: as adolescentes encontram na autolesão não suicida uma forma para materializar e aliviar o sofrimento decorrente de múltiplos fatores. A Terapia Comunitária revelou um espaço vivo de partilha e de ressignificação do sofrimento.

Palavras-chave : Adolescente; Autolesão não Suicida; Estratégias de Enfrentamento; Saúde Escolar; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License