SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Non-suicidal self-harm in adolescents: integrative community therapy as a sharing and coping strategyTraining and attitudes related to suicide attempts among Family Health Strategy professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

OLIVEIRA, Erasmo de Carvalho et al. Prevalência de tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 85-91. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168441.

OBJETIVO: caracterizar as tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens em um município brasileiro. MÉTODO: trata-se de estudo quantitativo, retrospectivo, descritivo exploratório, realizado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Foram coletadas informações de 55 fichas de notificação compulsória de pessoas entre 12 e 25 anos de idade, notificadas como tentativa de suicídio pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, no período estudado. A organização e a análise dos dados foram realizadas por meio de estatística descritiva. RESULTADOS: evidenciou-se uma amostra composta principalmente por pessoas de 22 a 25 anos de idade, mulheres, da raça branca, estudantes, solteiras, residentes em zona urbana, com tentativa de suicídio no próprio domicílio, no período noturno, por envenenamento. CONCLUSÃO: este perfil assemelha-se ao perfil das tentativas entre adultos, apontado na literatura, sinalizando a importância de os profissionais programarem estratégias de prevenção inclusive entre crianças e adolescentes, a fim de se evitar, futuramente, não somente as tentativas, mas também o suicídio entre essa população.

Keywords : Tentativa de Suicídio; Suicídio; Envenenamento; Morte; Violência; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License