SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Autolesão não suicida em adolescentes: terapia comunitária integrativa como estratégia de partilha e de enfrentamentoFormação e atitudes relacionadas às tentativas de suicídio entre profissionais de Estratégias de Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Erasmo de Carvalho et al. Prevalência de tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 85-91. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168441.

OBJETIVO: caracterizar as tentativas de suicídio entre adolescentes e jovens em um município brasileiro. MÉTODO: trata-se de estudo quantitativo, retrospectivo, descritivo exploratório, realizado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Foram coletadas informações de 55 fichas de notificação compulsória de pessoas entre 12 e 25 anos de idade, notificadas como tentativa de suicídio pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, no período estudado. A organização e a análise dos dados foram realizadas por meio de estatística descritiva. RESULTADOS: evidenciou-se uma amostra composta principalmente por pessoas de 22 a 25 anos de idade, mulheres, da raça branca, estudantes, solteiras, residentes em zona urbana, com tentativa de suicídio no próprio domicílio, no período noturno, por envenenamento. CONCLUSÃO: este perfil assemelha-se ao perfil das tentativas entre adultos, apontado na literatura, sinalizando a importância de os profissionais programarem estratégias de prevenção inclusive entre crianças e adolescentes, a fim de se evitar, futuramente, não somente as tentativas, mas também o suicídio entre essa população.

Palavras-chave : Tentativa de Suicídio; Suicídio; Envenenamento; Morte; Violência; Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License