SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Prevalência de tentativas de suicídio entre adolescentes e jovensAplicativos de celular na prevenção do comportamento suicida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ALMEIDA, Aline Siqueira de  e  VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Formação e atitudes relacionadas às tentativas de suicídio entre profissionais de Estratégias de Saúde da Família. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 92-99. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165054.

OBJETIVO: investigar, entre profissionais da Estratégia Saúde da Família, associação entre a formação e as atitudes relacionadas ao comportamento suicida. MÉTODO: estudo quantitativo desenvolvido com 65 profissionais de equipes de ESF de um município de Minas Gerais. Os dados foram coletados por autoaplicação de questionário sociodemográfico e do Questionário de Atitudes Frente ao Comportamento Suicida (QUACS). Utilizada estatística descritiva, testes de associação e correlação. RESULTADOS: a maioria dos participantes declarou-se sem treinamento sobre suicídio (89%) e negou ter lido material específico (54%). Treinamento sobre suicídio esteve associado à maior capacidade profissional autopercebida (p=0,017). Atitudes mais negativas estiveram associadas à menor percepção de capacidade profissional e a atitudes mais condenatórias. Profissionais que leram material específico sobre suicídio tiveram tanto maior capacidade profissional autopercebida (p=0,023) quanto atitudes menos negativas (p=0,042). Atitudes menos condenatórias foram encontradas em pessoas sem religião (p=0,000), que leram sobre o suicídio (p=0,042), e tiveram contato com colegas de profissão que tentaram suicídio (p=0,013). CONCLUSÃO: para que o potencial da ESF na detecção de riscos, prevenção e tratamento do suicídio se traduza em ações eficazes, é importante investir em recursos de formação aos profissionais de saúde que compõem tais serviços.

Palavras-chave : Tentativa de Suicídio; Atitude; Assistência à Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License