SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Training and attitudes related to suicide attempts among Family Health Strategy professionalsThe nexus between religiosity/spirituality and suicidal behavior in young people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

BARBOSA, Sarah Soares; RODRIGUES, Jeferson; GUIMARAES, Gustavo Ferreira  and  LOPES, Sara Mendes Boeira. Aplicativos de celular na prevenção do comportamento suicida. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 100-108. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.167062.

OBJETIVO: identificar aplicativos de celulares utilizados na prevenção e/ou apoio à pessoa com comportamento suicida publicados em produções científicas internacionais e suas funcionalidades. MÉTODO: trata-se de uma revisão integrativa da literatura que seguiu o método de Ganong. Foi realizada uma adaptação de método em que foram incluídos critérios de inclusão e exclusão para os aplicativos de celular encontrados nas produções. Foram selecionados os aplicativos e os mesmos foram analisados individualmente para serem mapeadas as suas funcionalidades. RESULTADOS: foram estudados sete aplicativos encontrados a partir da revisão de literatura. Foram mapeadas 71 funcionalidades. Pode-se avaliar que ainda não existem métodos específicos e protocolos para o desenvolvimento de aplicativos para a prevenção do comportamento suicida. CONCLUSÃO: foi possível conhecer quais os aplicativos existentes que contribuem na prevenção do comportamento suicida, bem como suas principais funcionalidades. Vê-se a necessidade de que estudos sejam feitos para avaliar o impacto desses aplicativos na prevenção do comportamento suicida, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e dispositivos que previnam o comportamento suicida no Brasil.

Keywords : Suicídio; Aplicativos Móveis; Saúde Mental; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License