SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4The nexus between religiosity/spirituality and suicidal behavior in young peopleWorker's health surveillance: work-related suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

FONTAO, Mayara Cristine; RODRIGUES, Jeferson; LINO, Monica Mota  and  LINO, Murielk Motta. Cuidado de enfermagem em urgência/emergência às pessoas que tentam suicídio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.4, pp. 122-132. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.152045.

OBJETIVO: trata-se de uma revisão integrativa que teve como objetivo caracterizar o cuidado de Enfermagem em urgência/emergência às pessoas que tentam suicídio. MÉTODO: a busca contemplou as bases de dados CINAHL®, SCOPUS®, SciElo®, LILACS®, MEDLINE® e Google Acadêmico® no período de 2011 a 2018. RESULTADOS: a partir do universo de 5900 estudos, foram selecionados 16 artigos para o corpus de análise aprofundada. Emergiram três eixos centrais: caracterização do tema suicídio, trabalho e percepção da Enfermagem no cuidado e aspectos que envolvem o cuidado na área de urgência/emergência. CONCLUSÃO: os resultados dos estudos apontaram a importância de aprofundamento do tema, principalmente quanto ao estigma social que o profissional de Enfermagem apresenta ao prestar cuidado à pessoa em tentativa de suicídio, para trazer melhorias ao cuidado.

Keywords : Cuidados de Enfermagem; Tentativa de Suicídio; Serviços de Emergência Psiquiátrica; Saúde Mental; Estigma Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License