SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Facilidades de adesão familiar no tratamento da dependência química: percepção dos familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CASTELO-BRANCO, Fernanda Matos Fernandes  e  VARGAS, Divane de. Binge drinking e fatores associados em indígenas da etnia Karipuna. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 7-16. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.167996.

OBJETIVO: identificar a prevalência do uso em binge em indígenas Karipuna e verificar a associação desse uso com variáveis sociodemográficas, clínicas e comportamentais da amostra. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal realizado com 230 indígenas de 12 aldeias Karipuna em Oiapoque. Obteve-se o rastreio do uso em binge por meio da Questão-Chave. Coletaram-se os dados entre maio e dezembro de 2017. Realizaram-se, a priori, a análise de frequência das variáveis envolvidas no estudo e, na sequência, o teste qui-quadrado e o modelo de regressão logística. RESULTADOS: revela-se que a prevalência do uso em binge foi de 24,8% de uma a três vezes; de 20,4% de quatro a seis vezes; de 12,2% de sete a dez vezes e de 9,6% em mais de dez vezes. Associaram-se os seguintes fatores: estudante (OR=2,99); migração da aldeia de origem (OR=2,22); uso de preservativo (OR=2,62) e relações sexuais após o consumo de álcool (OR=1,61). CONCLUSÃO: alerta-se que o uso ocasional de risco de álcool demanda consideração, bem como o conhecimento das particularidades da população ora investigada, a fim de estabelecer controle, planejamento de recursos terapêuticos para que se alcancem resultados efetivos nas ações planejadas e principalmente nas que são adotadas na prática a fim de prevenir um uso abusivo de álcool.

Palavras-chave : População Indígena; Transtornos Induzidos por Álcool; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Abuso de Álcool; Binge Drinking.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License