SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Apoyo matriz: una experiencia ambulatoriaAsistencia de personas de edad avanzada en un servicio psiquiátrico de emergencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

RIBEIRO, Silmara de Fátima Teixeira  y  FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Nutrizes usuárias de drogas e o desfecho da amamentação: estudo de coorte. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 32-38. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.156968.

OBJETIVO: conhecer o desfecho do aleitamento materno de mães usuárias de drogas lícitas e ilícitas, verificar a gravidade da dependência e relacionar com o tempo de aleitamento. MÉTODO: estudo de coorte com 108 mulheres. Utilizou-se o Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test para estabelecer a dependência a drogas. A manutenção da amamentação foi avaliada no 7°, 15° e 30° dias de nascimento. Para avaliar a continuidade do aleitamento materno, utilizou-se análise de sobrevivência de Kaplan-Meier e de Cox. RESULTADOS: a maconha teve escore de uso abusivo para 42,6% das mães e a cocaína para 37%. A média de aleitamento foi de 28,8 dias. O uso abusivo de tabaco e álcool representou, respectivamente, 6,6 e 11 vezes mais risco de descontinuar a amamentação. Não foi possível estabelecer a mesma relação para maconha e cocaína. CONCLUSÃO: as mães usuárias de drogas praticaram o aleitamento exclusivo, mesmo aquelas que consomem maconha e cocaína de modo abusivo. O consumo de drogas, mesmo lícitas, representa um risco para o desmame precoce.

Palabras clave : Aleitamento Materno; Drogas Ilícitas; Enfermagem Materno-Infantil; Cuidados de Enfermagem; Usuários de Drogas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License