SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Matriciamento: uma experiência ambulatorialIdosos atendidos em um serviço de urgência e emergência psiquiátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

RIBEIRO, Silmara de Fátima Teixeira  e  FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Nutrizes usuárias de drogas e o desfecho da amamentação: estudo de coorte. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 32-38. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.156968.

OBJETIVO: conhecer o desfecho do aleitamento materno de mães usuárias de drogas lícitas e ilícitas, verificar a gravidade da dependência e relacionar com o tempo de aleitamento. MÉTODO: estudo de coorte com 108 mulheres. Utilizou-se o Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test para estabelecer a dependência a drogas. A manutenção da amamentação foi avaliada no 7°, 15° e 30° dias de nascimento. Para avaliar a continuidade do aleitamento materno, utilizou-se análise de sobrevivência de Kaplan-Meier e de Cox. RESULTADOS: a maconha teve escore de uso abusivo para 42,6% das mães e a cocaína para 37%. A média de aleitamento foi de 28,8 dias. O uso abusivo de tabaco e álcool representou, respectivamente, 6,6 e 11 vezes mais risco de descontinuar a amamentação. Não foi possível estabelecer a mesma relação para maconha e cocaína. CONCLUSÃO: as mães usuárias de drogas praticaram o aleitamento exclusivo, mesmo aquelas que consomem maconha e cocaína de modo abusivo. O consumo de drogas, mesmo lícitas, representa um risco para o desmame precoce.

Palavras-chave : Aleitamento Materno; Drogas Ilícitas; Enfermagem Materno-Infantil; Cuidados de Enfermagem; Usuários de Drogas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License