SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Grado de dependencia a la nicotina de pacientes tratados por fumar en una universidad públicaLa percepción de los trabajadores de salud mental sobre la actuación de reductor de daños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

LIMA, Deivson Wendell da Costa et al. Humanização no cuidado em saúde mental: compreensões dos enfermeiros. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 58-65. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.164401.

OBJETIVO: conhecer as compreensões dos enfermeiros sobre humanização no cuidado em saúde mental. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 12 enfermeiros em um hospital psiquiátrico do interior do Nordeste, Brasil, no período de setembro de 2014 a março de 2015. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, observação não participante e observação dos registros de Enfermagem, analisando-os a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: emergiram quatro categorias: acolhimento, autonomia, protagonismo e corresponsabilidade. O cuidado humanizado aparece atrelado ao modelo manicomial, culminando em práticas focadas no uso da medicação, ações desarticuladas e sem participação do paciente no tratamento. A percepção da humanização é de dificuldade de atenção às pessoas em crises psíquicas, o que inviabiliza a produção do cuidado integral. CONCLUSÃO: o estudo contribui para a reflexão do cuidado de Enfermagem em saúde mental onde é preciso modificar as relações que o discurso biomédico mantém com os que buscam uma prática humanizada.

Palabras clave : Enfermagem Psiquiátrica; Cuidados de Enfermagem; Saúde Mental; Humanização da Assistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License