SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Grau de dependência à nicotina de pacientes atendidos para tratamento do tabagismo em universidade públicaA percepção dos trabalhadores de saúde mental sobre a atuação do redutor de danos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LIMA, Deivson Wendell da Costa et al. Humanização no cuidado em saúde mental: compreensões dos enfermeiros. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 58-65. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.164401.

OBJETIVO: conhecer as compreensões dos enfermeiros sobre humanização no cuidado em saúde mental. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 12 enfermeiros em um hospital psiquiátrico do interior do Nordeste, Brasil, no período de setembro de 2014 a março de 2015. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, observação não participante e observação dos registros de Enfermagem, analisando-os a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: emergiram quatro categorias: acolhimento, autonomia, protagonismo e corresponsabilidade. O cuidado humanizado aparece atrelado ao modelo manicomial, culminando em práticas focadas no uso da medicação, ações desarticuladas e sem participação do paciente no tratamento. A percepção da humanização é de dificuldade de atenção às pessoas em crises psíquicas, o que inviabiliza a produção do cuidado integral. CONCLUSÃO: o estudo contribui para a reflexão do cuidado de Enfermagem em saúde mental onde é preciso modificar as relações que o discurso biomédico mantém com os que buscam uma prática humanizada.

Palavras-chave : Enfermagem Psiquiátrica; Cuidados de Enfermagem; Saúde Mental; Humanização da Assistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License