SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Training on common mental disorders at a hospital ward: the use of active methodologies in care constructionPrevalence, severity and factors associated with depression in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

CORDEIRO, Ketlen Patrycia Alves et al. Alcoholismo: impactos en la vida familiar. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 84-91. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168374.

OBJETIVO: identificar os problemas acarretados pelo consumo excessivo do álcool, bem como as consequências que ele traz à família. MÉTODO: o instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, com roteiro composto por 12 questões elaboradas pelos próprios pesquisadores, para responder às temáticas propostas. Para a análise das entrevistas, utilizou-se a Análise do Conteúdo e, como ferramenta de análise, empregou-se o software NVivo11, destinado ao tratamento de dados em investigação qualitativa. RESULTADOS: durante o tratamento das entrevistas, elaboraram-se uma árvore categorial, que apresenta o álcool como núcleo, e quatro nós categoriais como aspectos principais da entrevista, sendo eles: início do uso; consequências para a família; problemas pelo consumo excessivo e ajuda. CONCLUSÃO: podem-se depreender as consequências negativas que o uso excessivo do álcool gera para as relações familiares, sendo este o eixo da vida de um alcoolista mais devastado. Além disso, é importante salientar que o mesmo eixo familiar destruído é base para a retomada de uma mudança como respaldo para a procura de auxílio de entidades competentes, como os Alcóolicos Anônimos.

Keywords : Alcoolismo; Família; Comportamento de Ajuda; Alcoólicos Anônimos; Alcoholismo; Familia; Conducta de Ayuda; Alcohólicos Anónimos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License