SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Uso de substâncias lícitas entre os estudantes de Fonoaudiologia de uma universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PORTUGAL, Flávia Batista et al. Distanciamento social e COVID-19: estratégias adotadas por estudantes de Enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 7-15. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.173655.

OBJETIVO: identificar quais estratégias de enfrentamento foram adotadas por estudantes de Enfermagem de uma universidade pública perante as dificuldades vivenciadas no decorrer do distanciamento social e da pandemia da COVID-19. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 148 estudantes, a partir de questionário on-line. A análise estatística foi realizada por meio de análise descritiva dos dados, apresentando os resultados por frequências absolutas e relativas e medidas de tendência central. RESULTADOS: constatou-se que uma pequena parcela foi infectada por SARS-CoV-2 (6,1%). Em contrapartida, 39,9% relataram que algum familiar foi infectado. Em relação aos que utilizaram estratégias de enfrentamento (91,2%), destacam-se a adoção de hobbies (49,3%) e a realização de atividades físicas (26,4%). Nota-se que ambas estiveram relacionadas também a meios para o afastamento da situação vivida e/ou na tentativa de fuga de pensamentos negativos. CONCLUSÃO: os resultados apontam ser necessário o apoio da universidade, a partir de ações com enfoque na saúde mental dos estudantes de Enfermagem, potencializando as estratégias que sejam eficazes na melhoria do bem-estar e na diminuição do estresse dos alunos, suscetíveis ao adoecimento psíquico, a partir das vivências e receios do meio universitário.

Palavras-chave : Saúde Mental; Estudantes; Estudantes de Ciências da Saúde; Infecções por Coronavírus; Distanciamento Social; Adaptação Psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License