SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Social distancing and COVID-19: strategies adopted by Nursing studentsSatisfaction, overloading and opinion on mental disease of health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PUPPIM, Nathalia Gama; PORTUGAL, Flávia Batista  and  SIQUEIRA, Marluce Mechelli de. Uso de substâncias lícitas entre os estudantes de Fonoaudiologia de uma universidade pública. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 16-25. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.169569.

OBJETIVO: analisar o consumo de álcool e tabaco entre os estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal; a investigação foi fundamentada no preenchimento do instrumento proposto pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. O estudo possui uma amostra de 130 estudantes matriculados no curso de Fonoaudiologia, o que corresponde a 79,06% dos alunos matriculados em 2018. RESULTADOS: o álcool apresenta-se como uma das substâncias lícitas mais consumidas entre os universitários, o uso na vida, no ano e nos últimos 30 dias foram de 79,2%, 56,2% e 45,4%, respectivamente. Quanto ao tabaco, 21,5% relataram que realizaram o consumo de tabaco em algum momento da vida; no ano, 8,5% e, nos últimos 30 dias, 7,7%. Na análise multivariada, as variáveis preditoras significativas para o uso de álcool foram idade (no mês) e prática religiosa (no ano e no mês). Já para o uso do tabaco foram: sexo (ao longo da vida), prática religiosa (ao longo da vida e no ano) e grupo étnico (no ano). CONCLUSÃO: os achados deste estudo apontam que prevalece o consumo das substâncias lícitas entre os universitários, tornando-se importante maior abordagem do tema e ações de prevenção ao uso indevido dessas substâncias e de promoção de saúde nesta população.

Keywords : Bebidas Alcoólicas; Uso de Tabaco; Estudantes; Fonoaudiologia; Prevenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License