SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Uso de substâncias lícitas entre os estudantes de Fonoaudiologia de uma universidade públicaBem-estar mental de enfermeiros em um hospital de urgência e emergência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MACHADO, Fernanda Pâmela; SOARES, Marcos Hirata; RAMOS, Layla Karina Ferrari  e  RUZZON, Eloisi Delalibera. Satisfação, sobrecarga e opinião sobre doença mental de profissionais de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 26-33. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.152995.

OBJETIVO: avaliar profissionais da rede de cuidados em saúde mental através de sua atitude, satisfação e sobrecarga. MÉTODO: estudo transversal, com 46 profissionais das equipes da Rede de Atenção Psicossocial de uma cidade no Norte do Paraná. O questionário foi dividido em 4 partes: Caracterização sócio ocupacional; Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe em Serviços de Saúde Mental; Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental; Escala de Opiniões sobre a Doença Mental. RESULTADOS: 65,8% dos profissionais, deram-se por satisfeitos com a rede de saúde mental. Em relação às condições físicas e o conforto do serviço, 53,4% não se encontraram satisfeitos, expressando possibilidade de melhora. CONCLUSÃO: a avaliação dos serviços de saúde mental é relevante quando se almeja melhorias na qualidade dos serviços ofertados.

Palavras-chave : Saúde Mental; Satisfação Pessoal; Carga de Trabalho; Serviços de Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License