SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Satisfacción, sobrecarga y opinión de los profesionales de la salud sobre enfermedad mentalDepressão em pacientes atendidos em serviço de saúde mental: fatores associados e diagnósticos de enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

NASCIMENTO, Rafael dos Santos; MARTINS, Cristiane Maria Alves; BRANDAO, Thyara Maia  y  RIBEIRO, Mara Cristina. Bem-estar mental de enfermeiros em um hospital de urgência e emergência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 34-43. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.159664.

OBJETIVO: identificar a autopercepção dos enfermeiros acerca dos fatores que interferem em seu bem-estar mental durante o processo de trabalho em um hospital de urgência e emergência. MÉTODO: estudo de campo com abordagem qualitativa realizado por intermédio de entrevistas com enfermeiros(as) das alas vermelhas (trauma e clínica) de um hospital referência, localizado no Estado de Alagoas. RESULTADOS: existem diversos fatores que afetam, de forma positiva ou negativa, o bem-estar mental de enfermeiros que trabalham em hospitais de urgência e emergência. O processo de adoecimento mental do trabalhador é singular, complexo e dinâmico, além de ser multifatorial, desta forma, mesmo com diversos fatores negativos encontrados no ambiente de trabalho, os fatores positivos podem se sobressair e minimizar as interferências insalubres sofridas pelos profissionais. CONCLUSÃO: é importante que ocorra uma sensibilização das instituições e enfermeiros sobre o tema, que ainda é negligenciado, para que sejam construídas estratégias, compatíveis com a realidade de cada local, que possam proporcionar qualidade de vida e bem-estar mental no trabalho.

Palabras clave : Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Urgência; Emergência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License