SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Depressão em pacientes atendidos em serviço de saúde mental: fatores associados e diagnósticos de enfermagemPrevalence of major depressive disorder in people with chemical addiction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

DUARTE, Cláudio Elias et al. Programa com jogos de raciocínio para adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 54-63. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.166885.

OBJETIVO: verificar impactos da aplicação de um programa com uso de jogos de raciocínio embasado na metodologia Mind Lab nas funções executivas atenção, flexibilidade e planejamento em adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas. MÉTODO: estudo quantitativo quase-experimental com aplicação de instrumentos de avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção. Participaram 35 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos internados em um Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental na cidade de São Paulo. RESULTADOS: evidenciou-se melhora na atenção após a aplicação do programa com jogos. Quanto às funções planejamento e flexibilidade, foram observadas melhoras, porém estas não foram significativas. CONCLUSÃO: foi possível verificar a importância da utilização de jogos de raciocínio como recurso lúdico no tratamento de adolescentes em condição de dependência de substâncias psicoativas, possibilitando a construção de estratégias que auxiliem no processo de recuperação e reabilitação.

Keywords : Adolescentes; Função Executiva; Metacognição; Dependência de Substâncias Psicoativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License