SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Prevalence of major depressive disorder in people with chemical addictionFatigue and alcohol use by undergraduate nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

NUNES, Bárbara Souza de Medeiros; BARBOSA, Guilherme Correa  and  DOMINGOS, Thiago da Silva. Associações entre uso de álcool e perfil sociodemográfico de universitários de Enfermagem e Nutrição. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 72-81. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.162031.

OBJETIVO: verificar o padrão de uso de álcool em graduandos dos cursos de enfermagem e nutrição de uma universidade pública e possíveis associações entre as variáveis sociodemográficas. MÉTODO: estudo transversal realizado com 170 estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição de uma universidade pública. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Alcohol Use Disorder Identification Test. As associações foram verificadas por meio do teste qui-quadrado considerando p-valor <0,05. RESULTADOS: a prevalência de consumo foi de 80% e binge drinking, 59,53%. O padrão de baixo risco foi identificado em 53,53% dos estudantes. Associaram-se aos perfis de consumo álcool a faixa etária atual e de primeiro contato com bebidas alcoólicas, composição domiciliar e tipo de bebida alcoólica consumida. CONCLUSÃO: aos padrões de riscos baixo e nocivo, entre estudantes de Enfermagem e Nutrição, associaram-se as variáveis faixa etária entre 17 e 23 anos, idade de primeiro contato com bebida alcoólica entre 10 e 17 anos, e residir com amigos. O uso de bebidas fermentadas associou-se ao padrão de baixo risco. O reconhecimento do perfil contribui para o desenvolvimento de estratégias de promoção, prevenção e educação em saúde a fim de reduzir os riscos futuros decorrentes do uso de álcool.

Keywords : Estudantes de Ciências da Saúde; Consumo de Álcool na Faculdade; Enfermagem; Recursos Humanos em Nutrição; Política Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License