SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Associações entre uso de álcool e perfil sociodemográfico de universitários de Enfermagem e NutriçãoO ato de cuidar em saúde mental: aspectos alinhados à cultura de segurança do paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Nathálie Dias de Oliveira; MACHADO, Gabriel Fernandes  e  JUNQUEIRA, Marcelle Aparecida de Barros. Fadiga e uso de álcool por graduandos do curso de Enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 82-91. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.173019.

OBJETIVO: analisar o uso de álcool no padrão binge drinking e os níveis de fadiga em graduandos do curso em Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia. MÉTODO: a pesquisa é de abordagem quantitativa, utilizando estatísticas descritivas e bivariadas, com o valor de p>0,05, e realizada conforme a Resolução nº 466/12 do CNS. Assim, foram aplicados questionários em uma amostra com 202 universitários da graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia. RESULTADOS: o estudo mostrou a maior predominância do álcool no sexo feminino, com idade média de 22,6 anos de idade. CONCLUSÃO: a análise e a discussão dos dados possibilitaram afirmar que o uso abusivo de álcool está presente, principalmente na forma de binge drinking, e encontra-se associado à presença da fadiga e ao desempenho acadêmico nos universitários da graduação em Enfermagem, em diferentes períodos letivos.

Palavras-chave : Estudantes de Enfermagem; Bebedeira; Fadiga; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Saúde Pública; Adulto Jovem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License