SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3A construção de políticas públicas de saúde mental com foco no trabalhador rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOUZA, Jaqueline Fátima de; SOARES, Marcos Hirata  e  TIZIANI, Jessica Andrade. Perfil sociodemográfico e clínico de usuários de substâncias psicoativas atendidos em hospital filantrópico acreditado. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 7-17. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.163560.

OBJETIVO: descrever o perfil de usuários de substâncias psicoativas, seu desfecho e complicações clínicas. MÉTODO: estudo transversal com 67 pacientes em um hospital geral filantrópico acreditado. Análise descritiva exploratória a partir dos dados obtidos com os instrumentos Addicttion Severity Index - 6 e Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test. RESULTADOS: houve predominância do sexo masculino em 83,5% das causas de admissão, 32,8% estavam relacionadas ao sistema musculoesquelético, e 43,3% dos pacientes desconheciam comorbidades prévias. Prevalência de 73,7% do uso abusivo de álcool, 44,8% tiveram pontuação superior a 27 pontos, indicando necessidade de encaminhamento para especialidade psiquiátrica. CONCLUSÃO: carecem esforços no sentido de aprimorar e amadurecer processos para garantir a qualidade do serviço e segurança do paciente em envolvimento com substâncias psicoativas em hospital geral filantrópico.

Palavras-chave : Alcoolismo; Drogas Ilícitas; Hospital Geral; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License