SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Reference center for alcohol, tobacco and other drugs: six years of interventionRepercussions of the artistic experience in the face of severe psychic suffering, internment and social exclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

WEBER, Larissa; ROSA, Roger dos Santos; SANES, Marina da Silva  and  CARAVACA-MORERA, Jaime Alonso. Percurso formativo na Rede de Atenção Psicossocial: inovação e transformação nas práticas em saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 37-46. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.169923.

OBJETIVO: descrever as transformações decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto "Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências", do Ministério da Saúde. MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: apresentados em dois eixos: "Intercâmbio como estratégia inovadora na formação", "Ressignificação das práticas no campo da saúde mental". Identificaram-se mudanças nos processos de trabalho decorrentes do aumento da visibilidade do campo da saúde mental e melhorias na atenção aos usuários, com destaque para práticas alinhadas à humanização do cuidado. Detectou-se incremento na motivação dos trabalhadores e maior articulação entre os serviços da rede. O projeto apresentou características inovadoras de formação e sua execução foi decisiva nas transformações que já estavam em curso. A pesquisa evidenciou a relação entre experiências de formação e processos de cuidado mais afeitos a uma produção de saúde crítica, reflexiva, criativa e emancipatória. CONCLUSÃO: desvela-se desenvolvimento de forte e duradouro senso de crítica e de necessidade de inovação em saúde mental, que parecem ter emergido com mais vigor durante a realização do projeto.

Keywords : Sistema Único de Saúde; Saúde Mental; Educação Continuada; Humanização da Assistência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License