SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Centro de referencia en el tratamiento de alcohol, tabaco y otras drogas: seis años de intervenciónRepercusiones de la experiencia artística ante el sufrimiento psíquico severo, internamiento y exclusión social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

WEBER, Larissa; ROSA, Roger dos Santos; SANES, Marina da Silva  y  CARAVACA-MORERA, Jaime Alonso. Percurso formativo na Rede de Atenção Psicossocial: inovação e transformação nas práticas em saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 37-46. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.169923.

OBJETIVO: descrever as transformações decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto "Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências", do Ministério da Saúde. MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: apresentados em dois eixos: "Intercâmbio como estratégia inovadora na formação", "Ressignificação das práticas no campo da saúde mental". Identificaram-se mudanças nos processos de trabalho decorrentes do aumento da visibilidade do campo da saúde mental e melhorias na atenção aos usuários, com destaque para práticas alinhadas à humanização do cuidado. Detectou-se incremento na motivação dos trabalhadores e maior articulação entre os serviços da rede. O projeto apresentou características inovadoras de formação e sua execução foi decisiva nas transformações que já estavam em curso. A pesquisa evidenciou a relação entre experiências de formação e processos de cuidado mais afeitos a uma produção de saúde crítica, reflexiva, criativa e emancipatória. CONCLUSÃO: desvela-se desenvolvimento de forte e duradouro senso de crítica e de necessidade de inovação em saúde mental, que parecem ter emergido com mais vigor durante a realização do projeto.

Palabras clave : Sistema Único de Saúde; Saúde Mental; Educação Continuada; Humanização da Assistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License