SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Training path in the Psychosocial Care Network: innovation and transformation in mental health practicesPsychiatric nursing, mental health and the national curriculum guidelines for the undergraduate nursing Course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

OLIVEIRA, Ana Paula Vicente de  and  MOREIRA, Maria Inês Badaró. Repercussões da experiência artística frente ao sofrimento psíquico grave, ao internamento e à exclusão social. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 47-56. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.170011.

OBJETIVO: analisar a elaboração de novas perspectivas pelos atores-criadores de Projeto Bispo: tratados como bicho, comportam-se como um sobre o sofrimento psíquico grave, o internamento e a exclusão social. MÉTODO: trata-se de pesquisa qualitativa em saúde que associou pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas desenvolvidas e aplicadas pela pesquisadora. Sete artistas foram entrevistados entre junho e agosto de 2018. No tratamento das entrevistas, seguiu-se a análise de conteúdo com a técnica de análise temática. RESULTADOS: o estudo revelou que O Coletivo operou experimentação na qual os artistas participaram do levantamento do material teórico que serviu de base às discussões estéticas, realizaram exploração do espaço urbano, fabricaram figurinos e objetos cênicos e elaboraram narrativas a partir das atividades coletivas. O encontro entre artistas e indivíduos em situação de rua, que perderam seu lugar social, sobretudo, devido ao uso de álcool e outras drogas, possibilitou a apropriação dessa temática no espetáculo. CONCLUSÃO: além da transformação da perspectiva dos artistas, a dramaturgia empreendida pelo grupo de teatro trouxe a percepção de que é possível provocar a formação de novas concepções e discursos a respeito do sofrimento psíquico severo, do internamento e da exclusão social por meio da arte.

Keywords : Saúde Mental; Arte; Transtornos Mentais; Desinstitucionalização; Marginalização Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License