SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Percurso formativo na Rede de Atenção Psicossocial: inovação e transformação nas práticas em saúde mentalEnfermagem psiquiátrica, saúde mental e as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Ana Paula Vicente de  e  MOREIRA, Maria Inês Badaró. Repercussões da experiência artística frente ao sofrimento psíquico grave, ao internamento e à exclusão social. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 47-56. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.170011.

OBJETIVO: analisar a elaboração de novas perspectivas pelos atores-criadores de Projeto Bispo: tratados como bicho, comportam-se como um sobre o sofrimento psíquico grave, o internamento e a exclusão social. MÉTODO: trata-se de pesquisa qualitativa em saúde que associou pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas desenvolvidas e aplicadas pela pesquisadora. Sete artistas foram entrevistados entre junho e agosto de 2018. No tratamento das entrevistas, seguiu-se a análise de conteúdo com a técnica de análise temática. RESULTADOS: o estudo revelou que O Coletivo operou experimentação na qual os artistas participaram do levantamento do material teórico que serviu de base às discussões estéticas, realizaram exploração do espaço urbano, fabricaram figurinos e objetos cênicos e elaboraram narrativas a partir das atividades coletivas. O encontro entre artistas e indivíduos em situação de rua, que perderam seu lugar social, sobretudo, devido ao uso de álcool e outras drogas, possibilitou a apropriação dessa temática no espetáculo. CONCLUSÃO: além da transformação da perspectiva dos artistas, a dramaturgia empreendida pelo grupo de teatro trouxe a percepção de que é possível provocar a formação de novas concepções e discursos a respeito do sofrimento psíquico severo, do internamento e da exclusão social por meio da arte.

Palavras-chave : Saúde Mental; Arte; Transtornos Mentais; Desinstitucionalização; Marginalização Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License