SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Repercussões da experiência artística frente ao sofrimento psíquico grave, ao internamento e à exclusão socialPerfil, produção e avaliação de participantes das Américas e África em uma especialização sobre drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REINALDO, Amanda Márcia dos Santos; SOUSA, Girliani Silva de  e  SILVEIRA, Belisa Vieira da. Enfermagem psiquiátrica, saúde mental e as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 57-66. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.174632.

OBJETIVO: analisar as recomendações para a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018) no que tange ao ensino da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no processo formador do enfermeiro. MÉTODO: trata-se de um estudo documental. A coleta de dados foi realizada a partir de busca textual sobre o tema em diferentes sítios de pesquisa. Os dados foram tabulados com o uso do software Web Qualitative Data Analysis e submetidos à Análise de Conteúdo. As categorias encontradas foram: O cuidado de Enfermagem em saúde mental é um direito de todos; O cuidado de Enfermagem em saúde mental considera a singularidade do sujeito. RESULTADOS: as recomendações fortalecem o ensino de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, trazendo protagonismo para a área no contexto do cuidado em saúde. CONCLUSÃO: as recomendações atendem às questões contemporâneas associadas ao sofrimento mental nas populações. A formação do enfermeiro deve atender às questões sociais, políticas e do mercado, considerando os determinantes sociais em saúde e saúde mental.

Palavras-chave : Programas de Graduação em Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica; Currículo; Educação em Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License