SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Enfermería psiquiátrica, salud mental y las directrices curriculares nacionales para el curso de pregrado en enfermeríaDirectrices de la Organización Mundial de la Salud relacionadas con los recursos humanos en salud mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

LUIS, Margarita Antonia Villar et al. Perfil, produção e avaliação de participantes das Américas e África em uma especialização sobre drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.3, pp. 67-77. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.175834.

OBJETIVO: identificar perfis, produção e avaliação dos profissionais das Américas e da África em Cursos de Especialização em drogas. MÉTODO: estudo retrospectivo documental, baseado em dados secundários, através das fichas de registro de todas as versões dos Cursos de Especialização para formação de pesquisadores em álcool e outras drogas psicoativas (2002 a 2015), promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. RESULTADOS: houve a participação de 258 pessoas, sendo 62% da América do Sul e 38% da América do Norte, América Central e África Portuguesa. A maioria do sexo feminino (77,0%), faixa etária de 30 a 59 anos (81,8%), com mestrado (51,2%), da área de ciências da saúde (79,5%) e atuando como docentes universitários (82,6%). Dos participantes, 176 finalizaram o curso com publicações e submissões de trabalhos científicos. Na avaliação final, a maioria referiu satisfação com o curso e que indicaria para outros profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o estudo apresentou os resultados de uma experiência exitosa e organizada, oferecida pela enfermagem brasileira, na capacitação de pesquisadores, proporcionando a ampliação e disseminação do conhecimento científico sobre o fenômeno das drogas por mais de uma década, tanto em território nacional como em outros países da América e África.

Palabras clave : Capacitação Profissional; Educação de Pós-graduação; Pesquisadores; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License